domingo, 11 de novembro de 2012

O Modelo de Cachoeira Explicado


Ampliar imagem

Existem abordagens de diversos softwares de desenvolvimento, adequadamente definidos e projetados, que são utilizados durante o processo de desenvolvimento de um software. Estas abordagens são também referidos como "Modelos de Desenvolvimento de Software processo". Cada modelo de processo segue um ciclo de vida em particular, a fim de assegurar o sucesso do processo de desenvolvimento do software.

Uma tal abordagem utilizada no desenvolvimento de software é o 'modelo da Cachoeira ". Abordagem em cascata foi o primeiro a 'Modelo de Processo "para ser apresentado e amplamente seguido em engenharia de software para garantir o sucesso do projeto. Na abordagem em cascata, o processo inteiro de desenvolvimento de software é dividido em fases separadas. Estas fases em modelo em cascata são: 1. Fase de especificações de exigência

2. Design de software

3. Implementação

4. Testes e manutenção

Todas estas fases são encadeados uns aos outros, de modo que a segunda fase é iniciada como e quando um conjunto definido de objectivos são atingidos para a primeira fase e é assinado e, portanto, o modelo em cascata nome. Todos os métodos e processos realizados no modelo em cascata são mais visíveis.

Etapas do modelo Cachoeira Explicado

Análise de Requisitos e Definição

Todos os possíveis requisitos do sistema a ser desenvolvidos são capturados nesta fase. Os requisitos são um conjunto de funções e restrições que o usuário final (que vai usar o sistema) espera do sistema. Os requisitos são recolhidas a partir do usuário final, no início da fase de desenvolvimento do software. Estes requisitos são analisados ​​quanto à sua validade, bem como a possibilidade de incorporar os requisitos do sistema a ser desenvolvido também é estudada. Finalmente, um documento de especificação de requisitos é criado, que serve ao propósito de diretriz para a próxima fase do modelo.

Sistema e Design de Software

Antes de iniciar a fase atual de codificação, é altamente importante para entender as necessidades do usuário final e também ter uma idéia de como deve o produto final parece. As especificações de requisitos da primeira fase são estudados nesta fase e um projeto de sistema está preparado. O projeto do sistema ajuda na especificação de hardware e requisitos de sistema e também ajuda na definição da arquitetura geral do sistema. As especificações de projeto do sistema servir como entrada para a próxima fase do modelo.

Implementação e Testes Unitários

Ao receber os documentos de projeto do sistema, o trabalho é dividido em módulos / unidades de codificação real é iniciado. O sistema é o primeiro desenvolvido em pequenos programas chamados de unidades, que são integradas na próxima fase. Cada unidade é desenvolvido e testado quanto à sua funcionalidade, o que é referido como o teste de unidade. O teste de unidade, principalmente, verifica se os módulos / unidades de satisfazer as suas especificações.

Integração e Testes do Sistema

Como especificado acima, o sistema é primeiro dividido em unidades que são desenvolvidos e testados para as suas funções. Estas unidades estão integrados num sistema completo durante a fase de integração e testadas para verificar se todos os módulos / unidades de coordenar uns com os outros, e o sistema como um todo, se comporta de acordo com as especificações. Depois de testar com êxito o software, que é entregue ao cliente.

Operações e Manutenção

Esta fase do modelo em cascata é praticamente uma fase que nunca termina. Geralmente, os problemas com o sistema desenvolvido (que não são encontrados durante o ciclo de vida de desenvolvimento) vêm depois de seu uso prático começa, para as questões relacionadas com o sistema são resolvidos após a implantação do sistema. Nem todos os problemas entrar em imagem diretamente, mas eles surgem de tempos em tempos e precisa ser resolvido, daí esse processo é chamado de manutenção.

Vantagens do modelo Waterfall

* Há compartimentalização clara do trabalho e controle no modelo em cascata. Como não há compartimentalização, é mais fácil para definir cronograma para as tarefas a serem concluídas dentro de um período de tempo especificado.

* A outra vantagem deste modelo é que somente após o trabalho para uma fase especial é longo, faz o início outra fase, devido a que não há sobreposição de fases ou o produto não tem que passar por diferentes etapas iterativas.

* Este modelo é o mais fácil de implementar, aos olhos da maioria dos gestores, devido ao seu modelo linear. Uma vez que os processos deste modelo são realizados de forma linear, o custo dos recursos é reduzida, em grande medida, o que por sua vez ajuda a reduzir o custo do projecto consideravelmente.

* Finalmente, a documentação e testes acontece no fim de cada fase, o que ajuda a manter a qualidade do projecto.

Desvantagens do Modelo de Cachoeira

* Uma vez que é muito importante para reunir todos os requisitos possíveis durante a fase de recolha e análise de requisitos de modo a projetar corretamente o sistema, nem todas as necessidades são recebidos ao mesmo tempo, os requisitos do cliente continua sendo adicionado à lista, mesmo após o fim da "exigência recolha e análise" fase, isso afeta o processo de desenvolvimento do sistema e seu sucesso em aspectos negativos.

* Os problemas com uma fase não se resolvem completamente, durante esta fase e, de facto, muitos problemas em relação a uma fase particular surgir após a fase é assinado, isso resulta num sistema mal estruturado como nem todos os problemas (relacionados com a fase) são resolvidos durante mesma fase.

* O projeto não está particionado em fases de uma forma flexível.

* Como os requisitos do cliente ir ficando acrescentado à lista, nem todas as exigências sejam cumpridas, isso resulta em desenvolvimento de sistema quase inutilizável. Estes requisitos são, então, reuniram-se no mais recente versão do sistema, o que aumenta o custo do desenvolvimento do sistema.

Embora existam algumas desvantagens do modelo em cascata, ele continua a ser um dos abordagem de desenvolvimento amplamente utilizada na indústria de software. Isto pode ser atribuído ao facto de que as vantagens deste modelo superam as suas desvantagens em certo tipo de projectos. E, por último, se a equipe não tem muita experiência, este modelo atende perfeitamente a finalidade....

Nenhum comentário:

Postar um comentário