sábado, 24 de novembro de 2012

O que é Blu-Ray?


Não, não é uma criatura das profundezas ou qualquer animal mítico. Blu-ray é uma mídia de terceira geração digital ou tecnologia de armazenamento de dados do Blu-ray Disc Association, um conjunto de meios de comunicação corporativos e líderes de tecnologia eletrônica. Blu-ray estão atualmente competindo com HD-DVD para se tornar o novo formato de disco óptico. Eles têm a capacidade de armazenamento muito mais e as velocidades de transferência de dados do que as convencionais de DVD e CD.

Blu-ray versus outros discos ópticos

Um disco Blu-ray, se parece muito com qualquer outro disco óptico, incluindo a primeira geração de CDs, DVDs de segunda geração, e os concorrentes DVDs terceira geração HD.

Um Blu-ray sistema de disco usa um laser azul-violeta com comprimento de onda de 405 nanômetros de escrever e ler dados no disco óptico. Este laser é a fonte do nome Blu-ray ea tecnologia que diferencia Blu-ray a partir de mídia de gerações anteriores ópticos. O 405 nanômetros laser azul-violeta também é usado para gravar e ler dados de terceira geração HD DVD, que possuem menor capacidade de armazenamento de dados por camada. Mais velhas mídias ópticas exigem um laser vermelho para armazenamento de dados e recuperação.

Blu-ray de capacidade de armazenamento

O sistema de disco Blu-ray utiliza um comprimento de onda menor do que as convencionais de discos ópticos (CD sistemas usam um laser vermelho com um comprimento de onda de 780 nanômetros que os sistemas de DVD usam o mesmo laser vermelho com um comprimento de onda de 650 nanômetros). O comprimento de onda menor significa mais precisa de gravação de dados, o que permite que mais dados sejam embalados na superfície do disco Blu-ray do que um CD ou superfície comparável DVD. De fato, um padrão de camada única de disco Blu-ray pode armazenar até 25 GB de dados digitais, mais de cinco vezes a capacidade de armazenamento de DVDs convencionais. A dupla camada de disco Blu-ray pode armazenar um máximo de 50 GB de dados digitais. Na prancheta são quadruple-camada Blu-ray com capacidades de 100 GB de armazenamento de dados digitais.

Suporte Blu-ray

Para usufruir dos benefícios consideráveis ​​de um disco Blu-ray, é preciso ter um Blu-ray (seja autônomo ou baseado em software) que suporta a leitura do disco Blu-ray. Blu-ray de vídeo precisa ter um codec MPEG-2 (que faz um jogador capaz de reproduzir DVDs e HD DVD), um codec VC-1, e um codec AVC ou MPEG-4. Filmes gravados em discos Blu-ray irá utilizar qualquer um dos codecs acima mencionados. Um filme pode também ter mais de um codec, contanto que cada um codec utilizado é suportado pelo Blu-ray.

Este artigo pode ser republicado livremente, desde que este aviso de copyright e caixa de links de recursos estão incluídos na parte inferior....

Nenhum comentário:

Postar um comentário